Como vender mais neste Natal

Apesar da retração que a economia sofreu em 2014, as vendas vão ter um crescimento de 3% no período de Natal, em comparação com 2013, segundo estimativa divulgada em outubro pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Para Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae-SP, é preciso começar cedo com a decoração e as liquidações. “Quem começa logo aproveita melhor. Aqueles que chamarem atenção primeiro vão sair na frente”, afirma. Agora é hora de aplicar as estratégias, treinar as equipes e criar um clima especial de motivação característico desta época.

Confira essas super dicas para você vender bem neste Natal:

Equipe

Uma equipe bem preparada, treinada e incentivada fará toda a diferença. É preciso contratar mais funcionários com antecedência, para ter tempo hábil de treiná-los em atender bem. Isso envolve um planejamento com reuniões de alinhamento das instruções sobre os conceitos da loja, metas e comissões diferenciadas, treinamento de perfil de público e adequação de linguagem no atendimento. Atenção no visual dos funcionários. Pronto! Isso é profissional engajado e a loja vende mais. Todos ganham.

Estratégia de Marketing e Vendas

Faça ações promocionais: Vale compras de Natal é sempre uma boa pedida, pois significa alguma vantagem na hora da compra, que pode ser tanto desconto real ou programa de pontos. Criar kits promocionais é prático, ajuda clientes indecisos e pode ser um diferencial na sua loja, oferecem uma margem de lucro melhor por se tratarem de vários itens e a mercadoria parada pode sair também através dessa venda casada – “combo” – em uma promoção.

Uma das promoções que surtem maior efeito no comércio é a de descontos acumulativos. Os clientes que compram 3 peças de uma roupa ganham, por exemplo,  50% de desconto na 4º. Dessa forma, você utiliza gatilhos mentais nos clientes, mostrando a possibilidade de ECONOMIA quando, na verdade, eles vão gastar mais para ter o benefício.

Ações fora do ponto de venda podem alavancar as vendas. Redes sociais, e-mail marketing, mídias segmentadas, disparos de SMS e outras formas de contato com clientes já cadastrados, podem levá-los até sua loja. Vale investir nesses canais com parcimônia, mas é fundamental que todos os canais tenham a mesma mensagem, como por exemplo as promoções sobre os produtos, e levar mesma experiência da loja física, além de entregar ao cliente o que ele espera. Um profissional neste momento pode fazer a diferença, ele conhece o consumidor além da sua área de atuação e está sempre atento as melhores oportunidades. Pense com esse Knowhow e veja isso como investimento.

Disposição dos produtos

Nesta técnica, é MUITO importante você observar o comportamento do seu cliente. Se grande parte dos clientes que compram o seu produto “A” se interessam, no momento da compra pelo “B” (por fazer correlação), porque não coloca-los juntos?

Para exemplificar, quando você compra um sapato masculino, o local onde você experimenta o sapato sempre está próximo do expositor de cintos e carteiras, correto? Essa é a intenção (e importância) da disposição dos produtos para vender mais no Natal.

Vitrine

Gere curiosidade através da decoração na fachada ou vitrines, não precisa exagerar e sim ser criativo – pequenos detalhes para atrair o cliente para dentro, nem que seja para olhar, o importante é que o canal de comunicação seja aberto e este consumidor “acorde” para o desejo de uma necessidade. Daí acontece a venda, por impulso ou necessidade. Estudos estimam que mais de 50% das vendas realizadas têm como atração principal a vitrine

Decoração

Capriche na decoração, mas de forma criativa. Reúna a equipe e busque ideias que sejam inovadoras. A empresa deve ser preparada de uma forma que seja condizente com a expectativa dos clientes, associando a comunicação decorativa com o seu produto.

Na decoração, é preciso lembrar que não basta colocar algumas lâmpadas coloridas e uma árvore para criar um clima natalino. Pelo menos não um que ajude as vendas. “É essencial tomar cuidado com a poluição visual e achar uma decoração que não entre em conflito com a identidade visual da loja”, diz Gustavo Carrer, consultor de marketing do Sebrae-SP. Outra forma de atrair a atenção do consumidor é explorando o marketing sensorial, com cheiros, sons e imagens que lembram o Natal.

Pagamentos

Planeje ótimas opções de pagamento para atender a demanda. Uma das melhores formas de vender mais no Natal é disponibilizar formas de pagamentos com maior número de parcelas. Utilizando o exemplo acima, para aumentar o gatilho mental do seu cliente, diga para ele: “e você ainda pode pagar em 6 vezes sem juros”.

A conta é bem simples: se eu posso comprar um presente de R$100,00, porque eu não poderia gastar R$600,00 (ou seja, R$100,00 durante 6 meses), comprar mais presentes e ainda ganhar um descontão?

Embalagens

Sacolas personalizadas, papel de embalagem temática, percepção sonora dentro da loja, tudo é válido para encantar o consumidor e driblar a concorrência. Estes detalhes fazem toda a diferença na hora de atrair novos clientes. E se isso

for planejado com antecedência para o PDV natalino, a chance de sucesso é maior com um custo mais acessível.

Organize seu estoque

Comprar em maior quantidade para o abastecimento é importante, mas com organização e planejamento logístico, pois a loja estará cheia e ainda precisa manter um bom atendimento. Isso reflete na demora em atender os clientes, o que pode ser desperdiçado por um estoque mal organizado. Um estoque organizado por características de público ou perfil de consumo pode ajudar a identificar com mais rapidez os presentes e gerar um melhor atendimento.

E A DICA MAIS IMPORTANTE

O atendimento ao cliente ainda é a melhor propaganda que existe!

Nossa última dica de como vender mais no natal é um foco especial no atendimento ao cliente. Um cliente satisfeito e bem atendido volta e recomenda. Isso, claro, deve se fazer presente juntamente em todas as etapas anteriores, e daí o resultado vem. Boas compras e boas festas!

Um dos principais problemas dessa época é a famosa “correria”, ou seja, os vendedores tentando atender inúmeros clientes ao mesmo tempo. Para vender mais no Natal, você precisa atender bem seu cliente e, principalmente, ouvir o que ele deseja comprar.

Além disso, receba-os com muita atenção e, sempre que possível, mostre o MIX de produtos da loja para ele. É mais fácil você aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo.

Sempre que for possível, dê algo de presente ou brinde. Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar serem presentados e vão ter maior empatia com você. Isso resulta em relacionamento de longo prazo!

Faça o pós venda

Agora que você fechou a venda, porque não anota os dados do cliente (nome, telefone celular e email) para futuramente enviar promoções e novidades da loja? Essa é a melhor forma de estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras, no ano que se aproxima.

 

 

Foto: Paula Zambelli
Fontes:
http://www.progresso.com.br/opiniao/cersi-machado/prepare-se-para-vender-mais-no-natal
http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/vendas-devem-crescer-3-no-natal-em-2014-estimam-lojistas.html
http://bagarai.com.br/natal-2014-confira-dicas-para-aumentar-as-vendas.html
http://supervendedores.com.br/vendas/tecnicas-de-vendas/10-dicas-para-voce-vender-mais-no-natal/
http://www.vendamais.com.br/38-ezine/45757-5-temas-simples-e-rapidos-para-campanhas-eficazes-de-venda-no-natal
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