A importância de projetos para lojas

Publicado em 26 de agosto, 2022 por Cabidário.

             Na era de infinitas possibilidades e canais que vivemos, está cada vez mais difícil conquistar clientes que não encontram desculpas para ir visitar o seu concorrente. Ao se tratar de um local que queremos utilizar para conquistar investidores, não deve-se medir esforços para que a experiência completa seja ali muito bem planejada.

             É nesse momento que a arquitetura comercial é essencial, pois é a partir dela que toda a identidade visual da marca é expressada, juntamente com o público alvo que é desejado para se alcançar.

O que deve ser considerado

           Ao se realizar a projeção de um espaço comercial, é sempre importante alinhar as expectativas do cliente, as perspectivas, a realidade e o prazo que ele possui, pois é um processo delicado e rico em detalhes. Considera-se também as distinções ambientais e físicas da localização onde ocorrerão as instalações, aproveitando ao máximo o espaço já determinado.

           Além disso, compreender a imagem que é desejado passar com a loja e os clientes que deseja-se atrair são pontos importantíssimos para que não haja problemas de comunicação do espaço com o público.

 

           Uma das maiores diferenças entre os projetos residenciais dos comerciais é na parte de circulação de pessoas. O fluxo das lojas tende a ser bem maior que nas casas, além de que a rotina de trabalho é diferente que a residencial, sendo fundamental apostar em conforto e ergonomia para garantir o melhor ambiente de trabalho à equipe, sempre prevendo possíveis expansões do time.

Valorização de produtos

         O projeto comercial é essencial para dar o valor necessário para o seu produto. É nesse momento que se decide como sua mercadoria vai ser exposta, o melhor lugar para seu acesso e principalmente a forma que seus clientes vão avaliá-lo.

         A precificação dos produtos deve andar lado a lado com a atmosfera do lugar que eles estão sendo exibidos, para que não existam dúvidas do motivo de investimento do cliente. Além de ter produtos de qualidade e um espaço atraente, deve-se priorizar a Percepção de Valor da sua loja.

         Percepção de Valor é uma ferramenta que te ajuda a transmitir para o seu cliente uma ideia de valor justo, mostrando que é vantajoso consumir no seu espaço comercial. Então, ao te comparar com o seu concorrente, ele não vai se questionar duas vezes em qual lugar deve investir seu tempo e dinheiro.

         Lojas mal – ou não – projetadas, básicas, massificadas, com muitos produtos, loja bazar e loja estoque são lojas que passam a ideia de produto barato. Ao oferecer um produto mais caro nesses casos, a Percepção de Valor que sua loja passa é de uma loja cara, afastando os clientes.

       O projeto comercial é uma das principais alternativas para conseguir transmitir exatamente aquilo que você precisa para atrair o cliente desejado e, ao mesmo tempo, garantir conforto para o público e funcionários.