Tendências de Decoração para sua Loja

Arquitetura, moda e design são áreas que constantemente compartilham tendências de decoração para sua Loja. As feiras que ocorrem no mundo todo são as principais fontes de referências lançadas nestes campos. Quando o assunto é loja, tendência é sempre a palavra de ordem. Mas é neste momento que surgem algumas dúvidas: as tendências em decoração podem ser levadas para os ambientes comerciais? Seriam as influências da moda que emprestam ideias para decoração?

Arrisco-me a responder que sim para ambas as questões. A decoração das lojas é um dos fatores mais importantes em sua estrutura como um todo. Vitrines bem trabalhadas, ambientes harmônicos e uma iluminação adequada podem tornar uma loja extremamente convidativa. Porém, o mais importante é considerar sempre o público a ser atingido e o produto que será oferecido. Essas duas questões são primordiais na escolha da decoração que o ambiente receberá.

As principais tendências que permeiam o mundo da decoração atualmente são as que resgatam antigos estilos. Peças vintage, papéis de parede estampados, mistura de padrões, objetos artesanais e peças de design sustentável, garantem estilo e personalidade. Mas, atenção: na decoração de ambientes comerciais, em contraste, é preciso muito cuidado. Deve-se observar sempre as cores do produto que será exposto, a luz e o layout da loja para que gere no cliente a sensação certa.

Layout de Loja

Primeiro de tudo, o direcionamento dentro do ambiente é previsto através de um projeto de layout. Nele, são pensados os percursos, bem como as áreas que terão maior destaque. Portanto a circulação deve ser sempre privilegiada, e o mobiliário, além de abrigar os produtos, cumpre também a função de direcionar o cliente. A forma como os expositores são distribuídos no espaço pode fazer toda diferença. Em geral, sugere-se que estes fiquem ao longo das paredes, proporcionando maior espaço central, facilitando a circulação e a visualização dos produtos.

Layout estratégico 4y roupa feminina tendência decoração
Layout com projeto de circulação direcional

Outro ponto interessante a ser pensado, é a previsão de um estar onde os clientes possam sentar, porque, seja para esperar quem está no provador ou para descansar e decidir a respeito da compra, ele precisa se sentir confortável e que não irá se arrepender da compra.

E não se esqueça da decoração da vitrine! É ela que vai atrair os clientes para dentro da loja e, portanto, influenciá-lo através do layout.

Mistura de Padrões na Decoração da Loja

Diversas padronagens estão em destaque atualmente em decoração de Loja. É válido apostar na mistura de padrões de acordo com o que o ambiente permite. O porcelain print, mais conhecido aqui no Brasil como estampa de azulejo português, permeia a moda e a decoração. Os antigos papéis de parede com padrões e texturas mais quentes que por tempos foram deixados de lado, também podem ser utilizados, garantindo, consequentemente, um ambiente elegante.

Decoração com padrão porcelain print
Mistura de padrões com Porcelain Print

Decoração com Estilo Vintage

Trata-se de um estilo que remete ao passado e apresenta débitos tanto na moda continuar decoração. Os ambientes em estilo vintage são extremamente charmosos. Por isso, vale apostar no uso de peças das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960. Poucos detalhes e objetos pontuais bem-dispostos são capazes de, momentaneamente, nos transportar um tempo. Clássicos e peças de antiquários ficam perfeitos quando combinados com elementos contemporâneos, gerando contraste de texturas, estilos e épocas, garantindo como resultado, ambiente agradável e harmônico através da decoração de loja.

Loja vintage de roupa feminina tendência de decoração
Loja Vintage

Portanto, conhecidas as tendências sobre decoração de loja, lembre-se: utilizar o básico e fundamental! Tenha uma estrutura neutra, onde seja possível agregar peças e detalhes – que poderão ser modificados com frequência. Para inseri-las em sua loja, é preciso ter muito cuidado: o layout do ambiente, bem como a quantidade de informações, devem ser sempre levados em consideração. Embora a decoração seja um importante diferencial, certamente o principal foco é o produto.

BÔNUS: Clique aqui para ver 7 DICAS PARA LOJISTAS SOBRE GESTÃO E PONTOS DE VENDAS.

Marcações:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *